Durante a 10ª Sessão Ordinária, realizada na Câmara Municipal de Laranjal Paulista (SP) nesta terça-feira (25), foi mencionada por alguns vereadores, a soltura dos fogos de artifício com estampido na 140ª festa de São João Batista, concluída na última segunda-feira (24) no Largo São João.
O detalhe é que há uma lei, sancionada pelo prefeito Alcides de Moura Campos Junior, que proíbe a utilização de fogos de artifício com estampido no município, e que entrou em vigor no dia 09 de fevereiro de 2021. No estado de São Paulo, também é proibido, após uma lei estadual entrar em vigor no dia 28 de julho de 2021.
A lei sancionada no município foi assinada por todos os parlamentares do Poder Legislativo. Porém, só fizem uso da palavra livre para esclarecer o assunto dos fogos, os vereadores Francisco Ubiratam de Santana, José Francisco de Moura Campos, Kant Alves Lima Junior, Márcio José Garpelli e o autor da lei municipal, vereador Ricardo Tadeu Granzotto, que durante o uso da sua palavra livre, parabenizou as festividades do padroeiro de Laranjal Paulista, mas destacou a proibição da utilização dos fogos de artifício com estampido no município e no estado por lei, que foi desrespeitada.
“…eu estava lá presente quando começaram os fogos…eu me senti o centro das atenções…como se diz, você faz a lei e não é cumprida?…a lei foi aprovada e ninguém deu a mínima para a lei?…”, disse o vereador Granzotto, se referindo as pessoas que também estavam presentes na soltura dos fogos.
Se abstiveram do assunto dos fogos de artifício, os vereadores Antônio Valdecir Berto Filho, Claudia Regina Martins Correia Alves, Diogo Maycon Ribeiro de Souza, Flávio Antônio Portella e Nilso Ventris. A parlamentar Sueli Aparecida da Costa não esteve presente na sessão.
“Eu gosto muito de ver aqueles coloridos dos fogos de artifício, eu amo ver, mas o barulho não faz bem para as criançadas, não faz bem aos pets, então fica aí a minha fala, única coisa triste foi isso aí que eu não gostei muito…”, disse o vereador Francisco Ubiratam de Santana se referindo a festa.
“A atuação firme e responsável de todos nós vereadores, é fundamental para garantir que o executivo respeite as leis municipais e consequentemente os direitos da população…”, destacou o vereador Marcio José Garpelli no uso da palavra livre.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Laranjal Paulista, e aguarda algum posicionamento de alguma nota como resposta, que posteriormente será divulgada pela imprensa na atualização desta matéria.
Assista a sessão 10ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Laranjal Paulista de 25/06/2024: