Liderada por Rebeca Andrade, a equipe brasileira se classificou para cinco finais da ginástica artística feminina dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 neste domingo (28). Com uma nota total de 166.499, o Brasil avançou em quarto lugar nas classificatórias, realizadas na Arena Bercy. A equipe brasileira, representada por Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Júlia Soares, ficou atrás dos Estados Unidos (que tiveram a melhor nota geral, de 172.296), Itália (166.861) e China (166.628). No individual geral, Rebeca obteve 57.700 e se classificou em segundo lugar, atrás apenas da americana Simone Biles, que ficou com 59.566.
Rebeca Andrade também avançou no salto, trave e solo, totalizando cinco finais. Quem também brilhou foi Júlia Soares, de 18 anos, em sua primeira participação numa Olimpíada. Ela se destacou no solo e obteve a vaga na final da trave. Flávia Saraiva, com 54.199, avançou em 11º e Jade Barbosa ficou em 20º entre as 24 finalistas mas não poderá disputar a final porque o regulamento só autoriza duas atletas por país.
Com isso, o Brasil disputará seis finais da ginástica artística feminina: individual geral (com Rebeca Andrade e Flávia Saraiva); salto (Rebeca Andrade), trave (Rebeca Andrade e Júlia Soares) e solo (Rebeca Andrade). As finais da ginástica artística começam na terça-feira (30), com a disputa por equipes. O individual geral feminino será na quinta (1º) e o salto no sábado, 3 de agosto. As barras assimétricas no dia seguinte (4) e as finais de solo e trave estão marcadas para o dia 5 de agosto.