A Defesa Civil do Estado de São Paulo passou a enviar, a partir desta semana, alertas diretamente nos celulares da população sempre que a umidade do ar ficar abaixo de 12% ou houver focos de incêndio próximos a áreas urbanas. O sistema de notificação, que não depende de internet ou cadastro prévio, utiliza a tecnologia cell broadcast e faz parte da Operação SP Sem Fogo, com foco em situações de emergência.
Em Laranjal Paulista (SP) e região, a situação é preocupante. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), municípios como Itapetininga podem atingir apenas 10% de umidade relativa do ar nesta quinta-feira (18), índice que representa estado de emergência, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo. Se a previsão se confirmar, será o menor índice do ano na cidade vizinha — reflexo de uma estiagem prolongada que também afeta Laranjal.
Em Laranjal Paulista, os efeitos da seca já são sentidos na pele — literalmente. A baixa umidade do ar pode causar ressecamento de olhos, boca, pele e vias respiratórias, além de agravar problemas respiratórios crônicos, principalmente em crianças e idosos. O risco de incêndios também aumenta consideravelmente, com foco em áreas de vegetação próximas ao perímetro urbano.
A Defesa Civil reforça as seguintes recomendações durante o período de estiagem:
- Beba água várias vezes ao dia;
- Prefira frutas e verduras, que contribuem com a hidratação;
- Mantenha o ambiente úmido com toalhas molhadas ou recipientes com água;
- Deixe janelas abertas para ventilação;
- Evite atividades físicas ou exposição ao sol entre 10h e 16h.