Equipe de Laranjal Paulista visita Praia Grande para conhecer modelo de segurança pública e videomonitoramento

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
Email

Representantes da cidade de Laranjal Paulista (SP) estiveram em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, na última terça-feira (15), para conhecer de perto a estrutura da Guarda Civil Municipal (GCM) e o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe). A visita teve como objetivo buscar referências para aprimorar a corporação laranjalense, especialmente diante do crescimento do turismo no município do interior paulista.

A vice-prefeita de Laranjal Paulista, Claudia Martins, o secretário de Segurança, Anderson Martins, e integrantes da GCM foram recepcionados pelo prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão. Durante o encontro, Mourão explicou o processo de evolução da GCM da cidade litorânea, que iniciou como uma patrulha municipal e, com os anos, foi incorporando novas tecnologias até alcançar o modelo atual, considerado um dos mais modernos da região.

“Nossa GCM começou como uma patrulha municipal, foi sendo aprimorada ao longo dos anos e hoje tem uma estrutura robusta. A tecnologia hoje se transformou em forte aliada das forças de segurança da cidade”, afirmou o prefeito.

Apesar da GCM de Laranjal Paulista ter sido criada há 23 anos, a vice-prefeita explicou que a proposta atual da administração é investir em melhorias na estrutura e modernização da corporação.

“Temos cerca de 27 mil habitantes e estamos nos transformando em uma estância turística. A segurança é fundamental nesse processo. Praia Grande é um ótimo exemplo de gestão, por isso viemos conhecer de perto”, disse Claudia.

A comitiva também visitou o Cicoe, acompanhada do secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi. No local, o inspetor-chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança (Seasp), Marco Alves dos Santos, apresentou os sistemas utilizados no centro de comando, como os softwares de reconhecimento facial e de caracteres, considerados fundamentais para ampliar a cobertura e eficiência do monitoramento urbano.

Atualmente, o sistema de reconhecimento facial permitiu a integração de 50 câmeras da cidade ao Programa Muralha Paulista, do Governo do Estado de São Paulo, que fortalece a vigilância em tempo real e deve ser expandido nos próximos meses.

Durante a visita, os representantes de Laranjal Paulista acompanharam a atuação dos operadores do Cicoe, que realizam patrulhamentos virtuais com apoio da GCM, Polícia Militar e outras secretarias municipais, como Trânsito, Meio Ambiente e Habitação.

O Centro Integrado opera 24 horas por dia, sete dias por semana, com mais de 3.400 equipamentos instalados em diferentes pontos da cidade, como ruas, avenidas, viadutos, escolas, unidades de saúde, prédios públicos, orla da praia e áreas ambientais.

Um dos destaques é o videowall com 24 monitores de 55 polegadas em alta definição, que facilita a visualização em tempo real das imagens captadas. Além disso, todas as chamadas realizadas para os telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (GCM) são recebidas diretamente pela central e encaminhadas às equipes responsáveis pelo atendimento das ocorrências.

A visita reforça o interesse de Laranjal Paulista em investir na modernização da segurança pública, adotando boas práticas já aplicadas em outras cidades do estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
Email

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais do LP Informativo

error: Ops! 🤣🤷‍♂️