Mais de um milhão de pessoas participaram neste domingo (3) de uma missa celebrada pelo papa Leão XIV em Roma, no encerramento do Jubileu dos Jovens — evento que reuniu meio milhão de jovens de diversas partes do mundo ao longo da última semana. A celebração foi realizada em uma grande esplanada no distrito de Tor Vergata, nas imediações da capital italiana.
Durante a homilia, o pontífice de 69 anos fez um apelo à juventude: “Aspirem a coisas grandes, à santidade, onde quer que estejam. Não se conformem”. O papa também refletiu sobre o anseio humano por sentido e felicidade: “Há uma solicitação importante no nosso coração, uma necessidade de verdade que não podemos ignorar. O que é realmente a felicidade? Qual é o verdadeiro sabor da vida?”
No sábado (2), durante a vigília noturna conduzida pelo Santo Padre, os organizadores já contabilizavam 800 mil presentes no local. Com a chegada de novos grupos ao longo da madrugada, o Vaticano informou que o número de participantes chegou a um milhão neste domingo. Muitos jovens passaram a noite dormindo no chão da esplanada para garantir um lugar na missa.
Leão XIV também dirigiu palavras especiais aos peregrinos vindos de regiões afetadas por guerras: “Estamos mais perto do que nunca dos jovens que sofrem os males mais graves, causados por outros seres humanos”, declarou durante a oração do Angelus.
Ao final, o papa se despediu dos jovens com palavras de encorajamento: “Continuem caminhando com alegria seguindo as pegadas do Salvador e contagiem com o seu entusiasmo e o testemunho da sua fé todos aqueles que encontrarem. Boa viagem!”