A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (7) o lançamento do GPT-5, nova versão do modelo de inteligência artificial por trás do ChatGPT. Disponível para os 700 milhões de usuários da plataforma, o GPT-5 tem foco em aplicações empresariais, com destaque para desenvolvimento instantâneo de software, além de se destacar em tarefas de redação, saúde e finanças. O CEO da empresa, Sam Altman, afirmou que esta é a primeira vez que um modelo central da companhia oferece respostas comparáveis às de um especialista de nível de doutorado.
Entre as principais novidades está a capacidade de gerar software sob demanda e melhorias significativas no raciocínio avançado. A OpenAI implementou a “computação em tempo de teste”, técnica que permite ao modelo usar mais poder computacional em perguntas complexas, aumentando a precisão e sofisticação das respostas.
O GPT-5 sucede o GPT-4, lançado em março de 2023, que trouxe grandes avanços com maior capacidade computacional e uso ampliado de dados. No entanto, a empresa enfrentou desafios, como a limitação de dados humanos para treinamento e riscos de falhas no processo devido à complexidade dos sistemas.