Neste domingo, 10 de outubro, Laranjal Paulista (SP) completa 104 anos. Para isso, o LP Informativo separou uma matéria, contando um acontecimento que marcou a história do município.
Um acidente aéreo em Laranjal Paulista, parou as atividades da cidade no dia 1º de outubro de 1938. Um avião modelo Fairchild F24 cruzava o céu nublado e desafiava o mal tempo em arriscadas manobras e rasantes até cair, nos altos da cidade.
Era por volta das 10h10 quando a população assistiu do chão o desespero do piloto que buscava local de pouso, indo e vindo até a cidade de Conchas.
Relatos e documentações da época apontam que, a aeronave deu rasantes sobre a antiga Estação da Rede Ferroviária Federal (onde hoje está a praça Praça Armando Salles de Oliveira – próxima ao prédio onde hoje é a prefeitura do município) para identificar o nome da cidade. Demonstrando que estavam fora de sua rota.
A queda na Serra de Pirambóia, região que hoje é próxima à vicinal Vereador Giovani Costa, aconteceu enquanto o aviador buscava a pista de pouso de um aeroclube que operava na região.
Porém, antes de atingir o objetivo, uma pane geral derrubou a aeronave. A queda, segundo aimprensa foi vertical e de uma altura aproximada de 200 metros.
O acidente ocorreu logo após o avião desenvolver uma manobra fechada, a testemunhas da ocasião contam que o avião perdeu velocidade e despencou sobre uma casa vazia, pegando fogo na sequência.
A presença da aeronave nos céus da cidade foi percebida por aproximadamente 10 minutos. Por volta das 10h20 a notícia do acidente aéreo nos altos da cidade levou praticamente todos os laranjalenses ao local da queda.