O Santuário Nacional de Aparecida inaugurou neste sábado (19) a fachada norte com um mosaico girante que retrata cenas bíblicas. Esse é a primeiro de quatro mosaicos que vão enfeitar as fachadas do Santuário.
Ao todo, quatro mil metros quadrados de mosaico em pedra foram aplicados na principal entrada do Santuário Nacional, que tem cerca de 50 metros de altura. As pedras usadas no mosaico são do Brasil, França, Grécia e Afeganistão. Além de granito e mármore, também foi usado o mosaico veneziano, feito artesanalmente.
O mosaico, que começou a ser montado em 2019, foi inspirado no Livro de Êxodo, da bíblia. A história narra a história da libertação do povo hebreu do Egito e a ação de Deus na vida dos fiéis.
A obra é assinada pelo padre Marko Ivan Rupnik, da Eslovênia. O sacerdote tem mais de 200 obras em mosaico pelo mundo todo. Entre elas importantes santuários marianos de Fátima, em Portugal, e Lourdes, na França, na Igreja de São Pio de Pietrelcina, em San Giovanni Rotondo, na Itália.
Após a Fachada Norte, as outras três fachadas da Basílica também serão revestidas com cenas bíblicas. Atualmente, a Fachada Sul do templo está sendo preparada para receber os mosaicos. Não há previsão para que as outras obras sejam entregues.