A prefeitura de Laranjal Paulista (SP) retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A decisão segue o decreto assinado pelo governador João Doria (PSDB) na tarde desta quinta-feira (17).
Conforme o decreto estadual, o uso de máscaras seguirá obrigatório, por enquanto, apenas em locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público. A máscara torna-se opcional para os outros ambientes, como escolas e comércio.
- Uso obrigatório: ônibus, metrô, trens e respectivos locais de acesso (embarque e desembarque); hospitais, consultórios, unidades de saúde.
- Uso optativo: escolas, escritórios, academias, shoppings, lojas.
Em nota divulgada à imprensa, o governador afirmou que tomou a decisão após orientação do comitê científico, em relação aos números da pandemia de coronavírus.
“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria.
A obrigatoriedade do uso do item de proteção em locais abertos já havia sido extinta no dia 9 de março.