O Corinthians anunciou nesta segunda-feira a contratação de Dorival Júnior como novo treinador, com contrato válido até dezembro de 2026. Ele assume após a derrota por 4 a 0 para o Flamengo, no Maracanã, onde acompanhou a partida ao lado do diretor de futebol, Fabinho Soldado. A estreia será já na próxima quarta-feira, contra o Novorizontino, pela Copa do Brasil.
Dorival chega ao clube após passagens anteriores pelos três grandes rivais paulistas: Santos (2010 e 2015–2017), Palmeiras (2014) e São Paulo (2017–2018 e 2023). Em 2023, inclusive, recusou uma proposta do Corinthians, mas agora aceitou o desafio de comandar o último dos quatro grandes de São Paulo. Junto com ele, chegam os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero, e o preparador físico Celso Resende.
Em sua apresentação, Dorival ressaltou o bom trabalho da comissão anterior, comandada por Ramón e Emiliano Díaz, e prometeu dar continuidade ao crescimento do time. A dupla deixou o Corinthians com a conquista do Campeonato Paulista de 2025 — o primeiro título estadual do clube desde 2019 —, além da vaga na pré-Libertadores.
Com longa carreira, Dorival iniciou como técnico em 2002, na Ferroviária, mas ganhou projeção no Santos, em 2010, liderando a geração de Neymar, Ganso e Robinho, com títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil. Apesar do sucesso, foi demitido após desentendimento com Neymar.
O treinador também teve uma rápida passagem pelo Palmeiras em 2014, salvando o time do rebaixamento no ano do centenário, e duas fases no São Paulo. Em sua última passagem pelo Tricolor, em 2023, conquistou a inédita Copa do Brasil, o que lhe rendeu o convite para assumir a seleção brasileira, onde, no entanto, enfrentou críticas, especialmente pela fragilidade defensiva.
No Corinthians, além de arrumar o sistema defensivo — que já sofreu 28 gols em 26 jogos em 2025 —, Dorival terá como missão conduzir o time à classificação para o mata-mata da Copa Sul-Americana.
“Espero dar o meu melhor para a Fiel Torcida, que nunca abandona. Vamos lutar por todas as competições que disputarmos”, declarou.