Neste domingo (18), o papa Leão XIV celebrou a missa inaugural de seu pontificado na Praça São Pedro, no Vaticano. Após a cerimônia, ele cumprimentou líderes de várias nações, incluindo o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, que entregou uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidando o pontífice a participar da COP-30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). Segundo o Itamaraty, a carta reforça o interesse do governo brasileiro em contar com a presença do papa na conferência climática.
Na mesma viagem, Alckmin encontrou-se com cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, responsável pelas relações internacionais da Santa Sé, a quem presenteou com uma camisa do Santos em homenagem a Pelé. O combate às mudanças climáticas deve ser uma das prioridades do papado de Leão XIV, que dá continuidade ao legado do papa Francisco.
Durante a celebração, Leão XIV recebeu dois símbolos tradicionais do papado: o palio e o anel do pescador, representando o compromisso pastoral e a missão apostólica do papa. O novo pontífice, nascido nos EUA e com cidadania peruana, foi eleito há dez dias. Entre os presentes à cerimônia estavam líderes de países como EUA, Ucrânia, Rússia e Peru. Em sua mensagem final, o papa pediu orações pelas vítimas de guerras, mencionando Gaza, Myanmar e Ucrânia.