O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, está se recuperando após uma cirurgia bem-sucedida para drenar um hematoma causado por uma hemorragia intracraniana. O procedimento, realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, ocorreu após o presidente relatar dores de cabeça e sonolência. Segundo a equipe médica, o hematoma, localizado fora do cérebro, foi completamente removido, e Lula está estável, consciente e se alimentando normalmente, sem danos cerebrais.
A hemorragia foi associada a uma queda sofrida por Lula em outubro, no banheiro do Palácio da Alvorada. Especialistas explicaram que esse tipo de hematoma pode surgir semanas ou meses após o trauma, especialmente em idosos. Lula permanecerá em observação na UTI por 48 horas e deve receber alta no início da próxima semana, retomando suas atividades de forma gradual.
Antes do procedimento em São Paulo, o presidente foi avaliado na unidade do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, mas foi transferido em avião da FAB como medida de segurança, não por falta de recursos na capital federal. A equipe médica afirmou que Lula poderá voltar à sua rotina sem restrições permanentes, dependendo de sua recuperação.
No momento, apenas a primeira-dama, Janja, tem permissão para visitá-lo. Os médicos garantem que não há indicativos de complicações futuras, mas Lula será monitorado para assegurar sua plena recuperação.