Aposentada faz pinturas em postes e colore bairro de São Paulo: ‘Objetivo é incentivar as pessoas a fazerem coisas boas’

Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
Email
Sicredi

Por entre as ruas da Mooca, tradicional bairro paulistano da região leste de São Paulo marcado pela imigração italiana, é possível avistar postes coloridos com pinturas florais. A arte urbana é obra da professora aposentada Norma Gongora, de 83 anos. Incomodada com o abandono do local onde mora, ela decidiu que precisava fazer algo para trazer mais alegria aos arredores de sua casa. Em 2017, começou a pintar os postes da Mooca por conta própria. Seu trabalho despertou o interesse de vizinhos que pediam para que ela também pintasse outras pilastras. Ao longo de mais de cinco anos de dedicação, Norma já pintou cerca de 285 postes, entre novas pinturas e refações. Em entrevista ao portal da Jovem Pan, ela relembra o início da iniciativa. “Tudo começou porque eu via tudo muito sujo. O bairro parece meio abandonado já há alguns anos. Não é de agora. Então, eu resolvi dar uma alegria maior aqui, pelo menos nos arredores de onde eu moro. Não dá para pintar a região inteira, mas um pedacinho dá. É só querer e não chover. Foi assim que começou. Eu fiz um, e a vizinha reclamou porque fiz o meu e não o dela. Eu fiz o dela, e outra pessoa reclamou que não tinha feito o outro. Quando eu vi, tinha feito a rua inteira, e aí eu não parei mais”, recorda.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
Email

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais do LP Informativo