A Prefeitura de Conchas (SP) confirmou nesta quarta-feira (26) a segunda morte por dengue na cidade em 2025. A vítima foi um homem de 76 anos.
Segundo informações da administração municipal, ele foi diagnosticado com a doença no dia 29 de janeiro e permaneceu internado por mais de uma semana. Apesar de estar em processo de recuperação para receber alta, seu estado de saúde piorou e ele faleceu no dia 7 de fevereiro.
De acordo com o painel de arboviroses da Secretaria da Saúde do Estado, Conchas já soma 1.662 casos confirmados de dengue até esta quarta-feira, número que equivale a 11% da população local, estimada em 15.200 habitantes.
Diante da gravidade da situação, a cidade promoveu, na última sexta-feira (21), um mutirão de combate ao mosquito transmissor, com o apoio do Governo de São Paulo. A secretária-executiva da Saúde do Estado, Priscilla Perdicaris, participou da mobilização e alertou sobre o cenário crítico do município. “Conchas enfrenta a maior incidência da doença no estado. Estamos atuando na cidade há meses para conter esse avanço”, afirmou.
O prefeito Paulo Nunes (PDT) destacou que a estrutura da saúde municipal foi reforçada para atender à demanda crescente. “Criamos uma ala exclusiva para a dengue e ampliamos o atendimento com mais dois postos de saúde, equipados com soroterapia, médicos e enfermeiros. Nossa equipe está preparada para dar suporte à população diante dessa alta de casos”, garantiu.
A primeira morte por dengue em Conchas foi confirmada na quarta-feira (19). A vítima era um homem de 60 anos, que possuía comorbidades e faleceu no dia 27 de janeiro.