O Governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira (23) um pacote de medidas emergenciais para apoiar os municípios atingidos pelas fortes chuvas e rajadas de vento registradas entre domingo (21) e segunda-feira (22). Entre as cidades afetadas está Laranjal Paulista (SP), que registrou quedas de árvores, destelhamentos e falta de energia elétrica em diferentes bairros.
Segundo o governo estadual, os municípios terão apoio técnico e jurídico para a decretação de situação de emergência e, assim, poderão receber recursos. Também foram liberados materiais de ajuda humanitária, como telhas, cestas básicas, kits de limpeza, higiene e dormitório.
Durante reunião com prefeitos e representantes de 56 cidades no Palácio dos Bandeirantes, o governador Tarcísio de Freitas destacou que o Estado está mobilizado para acelerar a recuperação das áreas atingidas. “Estamos fazendo um esforço concentrado para a recuperação dos municípios, para estabelecer nossa normalidade o mais rápido possível”, afirmou.
Energia elétrica e serviços essenciais
O governo informou que mantém contato com concessionárias de energia elétrica para acelerar o restabelecimento do fornecimento. Em Laranjal Paulista, assim como em outros municípios da região de Sorocaba, moradores ainda enfrentaram interrupções nesta terça. A Arsesp acompanha os trabalhos em conjunto com a Aneel.
Outro foco é a retomada do funcionamento de serviços essenciais, como escolas e unidades de saúde que tiveram danos estruturais. A Secretaria Estadual da Saúde e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) estão mobilizadas para garantir o atendimento à população.
Defesa Civil
A Defesa Civil de São Paulo também reforçou as ações de apoio às cidades, com envio de telhas, alimentos e kits de higiene, além da utilização de mão de obra emergencial de reeducandos do regime semiaberto para auxiliar na limpeza urbana.
Em todo o estado, as tempestades deixaram 25 pessoas feridas, 15 desabrigadas e 33 desalojadas, mas não houve registro de mortes. Em Laranjal Paulista, a prefeitura segue contabilizando os prejuízos e trabalha em conjunto com o governo estadual para reparar os danos.
Participação de Laranjal Paulista
Na lista de municípios que participaram da reunião com o governo estadual estão cidades da região de Sorocaba, incluindo Laranjal Paulista, Jumirim, Pereiras, Itu, Porto Feliz, Sorocaba, Águas de Santa Bárbara, Anhembi e Pratânia. Prefeitos relataram ao Estado os principais problemas enfrentados e pediram agilidade no envio de recursos.