A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, disse nesta 4ª feira (21.fev.2024) que o holocausto “não pode ser comparado a nada”. A declaração se dá depois de fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparando as ações de Israel na Faixa de Gaza ao genocídio de judeus feito pelo nazistas na 2ª Guerra Mundial.
“Seis milhões de judeus foram mortos pelo meu país, por fascistas na Alemanha que deliberadamente queriam acabar com a vida humana, a vida judaica. Não apenas na Alemanha, mas em toda a Europa”, afirmou a chanceler, em entrevista à GloboNews.
Baerbock está no Brasil para encontro dos ministros do G20 e destacou a importância de abordar o conflito entre Israel e Hamas na conferência. A chanceler enfatizou que expor o sofrimento dos cidadãos israelenses e palestinos é necessário para atingir a paz no Oriente Médio.
No domingo (18), o presidente brasileiro comparou a operação militar de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus realizado por Adolf Hitler na Alemanha nazista. Na ocasião, Lula disse que os palestinos estão sendo alvo de um “genocídio”.