Uma nova onda de calor chega ao Sudeste na sexta-feira (28) e deve persistir até 5 de março, elevando ainda mais as temperaturas. Em São Paulo, onde os termômetros marcaram 33,5°C ontem, a tendência é de calor ainda mais intenso. O fenômeno também afetará todo o estado, além do Triângulo Mineiro, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e a região Sul do país. No Rio de Janeiro, os termômetros podem alcançar 36°C, sem previsão de chuva.
No Sul, a aproximação de uma frente fria aumenta a instabilidade climática, trazendo chuvas mais intensas para o extremo sul do Rio Grande do Sul e o norte de Mato Grosso do Sul, embora sem aliviar o calor imediatamente. No Sudeste, as precipitações devem ser irregulares, com pancadas esparsas previstas para São Paulo e o sul de Minas Gerais.
As altas temperaturas continuam marcando o verão brasileiro, com Porto Alegre podendo registrar 37°C e Maceió, 31°C, sem previsão de chuva. Diante desse cenário, autoridades reforçam a importância de hidratação, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e buscar locais frescos. A persistência do calor extremo reforça os desafios climáticos e a necessidade de adaptação a essas condições.