Oposição ocupa Mesa da Câmara em ato de obstrução e pressão contra o governo Lula

Tempo de leitura: < 1 minuto

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
Email

Na tarde deesta terça-feira (5), um grupo de deputados federais da oposição liderados pelo PL ocupou a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Eles se posicionaram com esparadrapos na boca, numa demonstração simbólica de censura e falta de voz em relação às pressões do governo e do Judiciário.

O objetivo do ato é claro: manter a ocupação até que a Câmara coloque em votação três medidas consideradas essenciais pelos oposicionistas:

  • Anistia ampla e irrestrita para pessoas envolvidas nos atos de 8 de janeiro;
  • Fim do foro privilegiado, para que Bolsonaro e outros sejam julgados em primeira instância;
  • Impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Segundo o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), “não sairemos daqui enquanto essas pautas não forem votadas” e, se for preciso, a obstrução será total, bloqueando a atividade da Casa. A oposição deixa claro que vê tais medidas como a única via para restaurar o equilíbrio entre os poderes e resgatar a soberania legislativa, que alegam ter sido fragilizada pelo governo e pelo Supremo.

A ação reflete uma tensão crescente entre os poderes, com o Grupo de Oposição se posicionando como voz de contenção frente ao que descrevem como autoritarismo judicial e executivo. A narrativa indireta, mas clara, sustenta que o protesto fortalece o Congresso diante de um governo que teria o apego à institucionalidade em xeque.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
Email

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais do LP Informativo

error: Ops! 🤣🤷‍♂️