O papa Francisco permanece em estado crítico e luta contra uma “leve” insuficiência renal. De acordo com o boletim médico, divulgado neste domingo (23) pelo Vaticano, sua condição respiratória melhorou e não enfrenta mais uma crise asmática. Novos exames foram realizados, com resultados previstos para a noite.
Em declaração escrita, o Santo Padre expressou gratidão pelo apoio e orações recebidas. “De minha parte, continuo confiante na internação na Policlínica Gemelli, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia”, afirmou. O pontífice passou uma noite tranquila e, apesar da melhora, continua recebendo oxigênio por meio de almofadas nasais em altos fluxos.
Com 88 anos, Francisco foi internado dia 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, por conta de uma infecção nas vias respiratórias. No dia 18, foi diagnosticado com pneumonia em ambos pulmões. Neste sábado (22), o Vaticano informou que ele sofreu uma crise respiratória asmática e passou por transfusão de sangue.