Uma operação da Polícia Civil resgatou 13 adolescentes, entre eles uma garota, que estavam em situação de trabalho análogo à escravidão, em uma fazenda de Cerquilho (SP), na manhã desta segunda-feira (22).
Conforme o registro policial, a operação, que foi realizada com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), policias militares e agentes do Conselho Tutelar, flagrou os adolescentes trabalhando na colheita de batatas em situação precária.
Um ônibus fornecido pelo dono da fazenda transportava os menores para o trabalho. Não havia banheiro para eles no local, sendo necessário que utilizassem sacos de batatas para fazer suas necessidades fisiológicas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/9/2/jhN7kgSJmna2S1BSSahA/9eb924cd-080a-4a1d-b20e-1cb6a54eb9db.jpg)
Eles não recebiam água ou alimentos, não tinham um local com sombra para descansar e se alimentar, e tinham uma jornada de trabalho que ia da madrugada até o fim da tarde, sem qualquer registro trabalhista.
Além disso, os adolescentes precisavam comprar luvas do dono da fazenda para não machucarem as mãos durante a colheita.
Na hora do resgate, foi necessário um ônibus para levar todos os menores. Quatro pessoas foram presas, sendo dois administradores, um arrendatário e o proprietário da fazenda.
O caso foi encaminhado à delegacia de Cerquilho e para a Delegacia da Polícia Federal em Sorocaba (SP).