Calor e tempo seco aumentam registros de queimadas em Laranjal Paulista

Tempo de leitura: < 1 minuto

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
Email

Com o retorno das temperaturas elevadas e o tempo seco característico do fim do inverno, esta penúltima semana de agosto tem sido marcada pelo aumento dos focos de incêndio em Laranjal Paulista (SP). A fumaça espalha-se por diversos bairros, causando desconforto, especialmente entre idosos e crianças, e até mesmo acumulando fuligem sobre móveis e roupas estendidas no varal.

A Defesa Civil emitiu alerta amarelo de baixa umidade em vigor até sábado (23), com níveis de umidade relativa do ar entre 20 % e 30 %, considerado de baixo risco, mas ainda perigoso tanto para a saúde quanto para a propagação de incêndios florestais. O órgão reforça a importância de se manter bem hidratado, evitar esforços físicos durante as horas mais secas e minimizar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

O cenário climático favorece a rápida propagação de chamas em áreas de mato seco, o que, além de comprometer a qualidade do ar, apresenta riscos a residências, plantações e à fauna local. É importante destacar que provocar queimadas é crime ambiental, passível de multa e responsabilização judicial. Em caso de incêndio, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Guarda Civil Municipal pelo 199.

Especialistas alertam que, embora a semana possa apresentar uma leve queda nas temperaturas—com mínima chegando a 13 °C no domingo (24) e máximas entre 24 °C e 33 °C—o período ainda requer cuidados. Entre as medidas preventivas estão: evitar queima de resíduos em terrenos; manter áreas limpas e roçadas; não descartar bitucas de cigarro ou fósforos em vegetação seca; e manter hidratação adequada para reduzir riscos à saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
Email

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais do LP Informativo

error: Ops! 🤣🤷‍♂️