O município de Laranjal Paulista (SP) registrou 591 casos confirmados de dengue em 2025, segundo dados atualizados no Painel de Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O número de casos prováveis chega a 606, enquanto 15 casos ainda estão em investigação e 9 foram descartados.
A incidência da doença no município é de 2.246,3 casos a cada 100 mil habitantes, índice considerado muito alto e que configura um surto da doença. Entre os casos confirmados, 590 são de dengue clássica e apenas 1 caso foi registrado com sinais de alarme. Felizmente, nenhum caso grave foi registrado até o momento, e não houve óbitos decorrentes da doença.
Apesar do alto número de casos, os indicadores de letalidade permanecem em zero, o que demonstra, até agora, eficiência no atendimento e tratamento dos pacientes. No entanto, o aumento expressivo dos números acende um alerta para que a população redobre os cuidados com a prevenção da dengue, principalmente eliminando criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração dos moradores na limpeza de quintais, caixas d’água, vasos de plantas e quaisquer recipientes que possam acumular água parada.