Laranjal Paulista: trabalhadores podem solicitar saque do FGTS por calamidade a partir desta terça-feira (14)

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A partir desta terça-feira (14), os trabalhadores de Laranjal Paulista (SP) podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por motivo de calamidade pública. A medida foi autorizada pela Caixa após o decreto municipal de situação de emergência devido às fortes chuvas e rajadas de vento que atingiram a cidade em setembro.

A retirada pode ser feita até o dia 11 de janeiro de 2026 e o pedido deve ser realizado pelo aplicativo FGTS, sem necessidade de comparecimento a uma agência bancária. O saque é limitado ao valor máximo de R$ 6.220 por conta vinculada, respeitando o saldo disponível do trabalhador. Para ter direito, é necessário não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

Em Laranjal Paulista, o decreto de emergência foi publicado após ventos fortes causarem queda de árvores, destelhamentos e interrupção no fornecimento de energia elétrica em vários bairros. O temporal também afetou oito escolas municipais e a cozinha central de merenda escolar, que ficaram sem energia durante dias.

Como fazer o saque

Todo o processo é feito de forma digital pelo app FGTS. Confira o passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo FGTS (Android ou iOS) e faça login;
  2. No menu, selecione “Saques” e depois “Solicitar saque”;
  3. Escolha a opção “Calamidade pública”;
  4. Digite Laranjal Paulista como município afetado;
  5. Informe o CEP e endereço;
  6. Envie a documentação necessária (fotos pelo app);
  7. Indique uma conta bancária para receber o valor — pode ser da Caixa ou de outro banco.

Documentos exigidos

Para concluir a solicitação, o trabalhador deve enviar:

  • Documento de identidade (RG, CNH ou passaporte);
  • Selfie segurando o documento;
  • Comprovante de residência atualizado, emitido até 120 dias antes do decreto da calamidade (conta de água, luz, telefone, gás, internet, cartão de crédito etc.).

Caso não tenha comprovante de residência no nome, é possível apresentar:

  • Declaração da prefeitura confirmando residência na área afetada;
  • Declaração própria com nome completo, CPF e endereço (a Caixa verifica nos cadastros federais);
  • Certidão de casamento ou escritura de união estável, caso o comprovante esteja no nome do cônjuge.

Prazo e pagamento

Após enviar os documentos, o pedido é analisado pela Caixa. Se aprovado, o crédito é feito diretamente na conta indicada pelo trabalhador. O serviço é gratuito.

Atendimento

Dúvidas podem ser esclarecidas:

  • Pelo aplicativo FGTS;
  • Pelo telefone da Caixa: 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (demais regiões);
  • No site fgts.caixa.gov.br.

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