Desde a última semama, moradores de Laranjal Paulista (SP) reclamam sobre a qualidade da água fornecida no município. As pessoas reclamam que tiveram ardor nos olhos após o banho, tosse, espirro, além de falta de ar. A prefeitura do município disse que oficiou a Sabesp, a Cetesb e também o Ministério Público sobre a situação.
Segundo o executivo, nesta quinta-feira (25), a Companhia de Saneamento Básico apresentou um laudo técnico sobre o assunto. Após as análises físico-químicas, a Sabesp constatou que a água não está contaminada e pode ser utilizada normalmente pela população.
Informou que a longa estiagem está provocando alteração brusca e substancial nas características da água bruta no Rio Sorocaba, manancial superficial utilizado para captação de água em Laranjal Paulista. A condição da água captada tem demandado uma dosagem maior de cloro na Estação de Tratamento de Água. A Companhia esclarece, ainda, que não há riscos à saúde.
A Sabesp está monitorando 24h o tratamento de água visando manter a qualidade da água distribuída conforme a Portaria de Potabilidade do Ministério da Saúde. A Sabesp orienta que a população contate os canais de atendimento caso a situação persista: telefone 0800.055.0195 (ligação gratuita) e Agência Virtual (www.sabesp.com.br).
Com informaçõs da Prefeitura Municipal