O vereador Nilso Ventris (PSD) foi oficialmente empossado na tarde desta segunda-feira (7), na Câmara Municipal de Laranjal Paulista (SP). A cerimônia de posse foi realizada às 16h, em ato interno na sala presidencial da Casa, e conduzida pelo presidente do Legislativo, Flávio Antônio Portela (PL).
Estiveram presentes na solenidade os vereadores Marcio José Garpelli (MDB), André Pieroni (PODE) e Kant Alves Lima Junior (Cidadania), que acompanharam o retorno de Nilso ao cargo.
Nilso foi reeleito em 2024, mas teve sua diplomação e posse suspensas por uma liminar da Justiça Eleitoral, por estar respondendo a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). A acusação envolve o suposto uso de maquinário e caminhões da prefeitura para beneficiar moradores com obras particulares durante o período eleitoral — o que, segundo a denúncia, configuraria abuso de poder político e econômico.
Na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) suspendeu a liminar, autorizando Nilso a reassumir o mandato. A decisão foi baseada no entendimento consolidado da Justiça Eleitoral de que não cabe afastamento provisório antes da sentença final.
Durante o período de afastamento, quem ocupou a vaga foi o suplente Roseval Wilson Fernandes (PSD), que devolveu o cargo ao titular na última sexta-feira (4).
Apesar de ter retomado o cargo, Nilso segue como réu em duas ações: a eleitoral, que terá audiência de instrução e julgamento no próximo dia 10, e uma ação civil pública na Comarca de Laranjal Paulista, que investiga possíveis danos ao erário público relacionados aos mesmos fatos. A sentença deve ser divulgada até o final do mês e, em caso de condenação, Nilso poderá perder o mandato de forma definitiva.

