A prefeitura de Laranjal Paulista (SP) divulgou em rede social nesta sexta-feira (29), uma publicação referente a uma operação surpresa feita pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) nesta quinta-feira (28), para verificar a situação de unidades escolares estaduais e municipais em todo o estado.
Segundo a prefeitura, os livros armazenados em local inapropriado não eram livros, mas sim apostilas. Disse ainda que os mesmos estavam separados sobre a mesa do pátio, por série, em pilhas distintas, para distribuição aos alunos, onde de acordo com o executivo, acontece ao final de cada bimestre.
No município segundo o TCE, foram encontrados livros armazenados em local inapropriado na Escola Municipal Domingos Fuglini. Além de Laranjal Paulista, nas regiões de Itapetininga, Sorocaba e Jundiaí, outras escolas públicas também apresentaram irregularidades.
De acordo com o TCE, o objetivo da fiscalização era voltar ao conjunto de escolas vistoriadas em novembro de 2021, logo após retomada das aulas presenciais na rede pública de ensino, e constatar o que evoluiu neste período.
Naquela fiscalização, os agentes do Tribunal constataram que cerca de 60% dos locais vistoriados possuíam problemas com os veículos que faziam o transporte escolar. Em metade das escolas, os computadores estavam danificados.
Agora, a ação envolveu um corpo técnico de 502 agentes da fiscalização, que fizeram a vistoria simultânea em 485 unidades de ensino em 348 municípios do estado de São Paulo.
A fiscalização ordenada checou a infraestrutura das escolas, bem como o fornecimento de água, manutenção e limpeza dos ambientes, salas de aulas, banheiros, cozinha, locais de convivência, pátios e quadras esportivas.
Segundo o TCE, a vistoria também incluiu inspeções em transporte escolar, uniformes, equipamentos, materiais didático-pedagógicos e computadores com acesso à internet.
A partir disso, o TCE informou que as prefeituras e órgãos estaduais serão notificados a corrigir e prestar esclarecimentos detalhados sobre cada caso. Os dados sobre as unidades escolares que foram vistoriadas serão divulgados somente após a consolidação total das informações.
Confira a lista completa de municípios e unidades: https://www.tce.sp.gov.br/sites/default/files/noticias/II%20FO%20-%20Lista%20de%20municipios%20e%20unidades.pdf