Na noite de sábado (4), Laranjal Paulista (SP) e cidades vizinhas foram surpreendidas por um espetáculo da natureza: um show de relâmpagos que iluminou o céu, proporcionando uma cena impressionante e, ao mesmo tempo, assustadora para muitos moradores da região.
O fenômeno, conhecido como nuvens eletrificadas, acontece quando cargas elétricas se acumulam nas nuvens, gerando a emissão de raios. Apesar de ser um evento que costuma gerar apreensão em algumas pessoas, para outras ele é visto como um espetáculo natural de grande beleza. Contudo, o fenômeno, embora impactante, é relativamente comum em períodos de chuvas intensas, típicas do verão, ou em situações em que uma frente fria passa pela região.
O LP Informativo procurou informações junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para saber quantos raios foram registrados na cidade durante o evento, mas até o fechamento desta reportagem, não obteve retorno.
William Minhoto, meteorologista da Defesa Civil do estado de São Paulo, explica que esse tipo de fenômeno é característico de chuvas de verão ou das que ocorrem com a chegada de uma frente fria.
“Durante esses períodos, a formação de nuvens carregadas é mais frequente, resultando em descargas elétricas como os raios, que são uma consequência da interação entre partículas de água e gelo nas nuvens”, afirmou Minhoto.
Embora as imagens de raios cruzando o céu possam ser deslumbrantes, o meteorologista alerta sobre os riscos associados a esses fenômenos, como danos em infraestruturas, incêndios e até mesmo acidentes envolvendo pessoas que estão expostas a áreas abertas.