Faleceu nesta terça-feira (25), aos 87 anos, o senhor João Pivetta, líder comunitário da região da Vila Garcia, em Votorantim.

João Pivetta também era pai do ex-prefeito de Votorantim Carlos Augusto Pivetta.

Conhecido pelos seus trabalhos comunitários, João Pivetta teve uma atuação marcante na região da Vila Garcia, onde foi um dos fundadores da Comunidade Divino Espírito Santo, pertencente à Igreja Católica, há 50 anos. “A primeira missa foi realizada na casa dos meus pais”, lembrou Carlos Augusto Pivetta. Posteriormente, auxiliou na construção da igreja localizada no bairro da Vila Garcia.

João Pivetta nasceu em Laranjal Paulista, residiu em Votorantim, onde trabalhou em uma olaria, e mudou-se para Santa Cruz do Rio Pardo, onde atuou como lavrador. Naquela cidade casou-se com a senhora Therezinha Belei. Em 1969 uma forte geada afetou sua lavoura e decidiu aproveitar uma oportunidade oferecida pela Metalúrgica Barros Monteiro, de Sorocaba, que na ocasião estava em ascensão, e, por cerca de 13 anos, atuou como metalúrgico, até se aposentar devido a um problema cardíaco. Desde que retornou de Santa Cruz do Rio Pardo, residiu na mesma casa no bairro Guanabara, em Votorantim.

João Pivetta participou da pastoral da Saúde, auxiliando acamados, foi um dos fundadores da Associação Amigos de Bairro do Jardim Guanabara. “Apesar de não ter estudo, ele sempre foi muito ativo física e mentalmente”, acrescentou Carlos Pivetta.

João Pivetta também integrou a Sociedade de São Vicente de Paulo, e, como vicentino, promoveu quermesses, sempre com o intuito de auxiliar os mais necessitados. Recebeu o título de cidadão votorantinense da Câmara Municipal de Votorantim, por iniciativa do ex-vereador João Cau.

Há cerca de cinco anos, João Pivetta ficou com a saúde debilitada, e, nos últimos dois meses, já acamado e com confusões mentais, sua situação se agravou com a perda da deglutição, vindo a falecer nesta terça-feira (25).

Além de Carlos Augusto, deixa os filhos Paulo e Antonio, e a esposa Therezinha Belei Pivetta.

Ele será velado nesta quarta-feira (26), na Ossel de Votorantim, das 8h às 12h. Seu corpo será cremado e posteriormente suas cinzas serão levadas para Santa Cruz do Rio Pardo.

Fonte: Gazeta de Votorantim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *