A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta 6ª feira (05.ago) que o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à presidência da República, retirem das redes sociais vídeos com pedidos de voto antes do período oficial de campanha. A magistrada aceitou os argumentos da ação ajuizada pelo PDT, que alegou a realização de propaganda antecipada. De acordo com a lei eleitoral as propagandas só estão autorizadas a partir do dia 16 de agosto. Até lá, os candidatos não podem pedir votos explicitamente.
“Eu queria pedir para vocês, cada mulher ou cada homem do Piauí que têm disposição de votar em mim, que têm disposição de votar no Wellington, eu queria pedir para vocês que no dia 2 de outubro votem em mim, votem no Wellington, mas, primeiro, votem no Rafael, porque ele vai cuidar do povo do Piauí”, disse Lula.
No vídeo, durante um ato político na última 4ª feira (03.ago) em evento em Teresina, no Piauí, Lula pediu votos para ele, o senador Wellington Dias (PT) e para o candidato a governador do Estado, Rafael Fonteles (PT). O prazo para remoção do vídeo é de 24 horas. Lula e a Federação Brasil da Esperança tem dois dias para se manifestar sobre a ação.
Fonte: Jornalismo SBT