4ª REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 28/03/2022
O primeiro a usar a palavra livre na noite desta segunda-feira (28), foi o vereador Francisco Ubiratan de Santana (PSDB), que citou um plantio realizado na calçada da Escola Municipal “Domingos Fuglini” com o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, e também falou sobre o plantio realizado no Dia Mundial da Água, 22 de março, no parque Colinas e depósitos se alevinos no parque do bairro Pedro Zanella.
José Francisco de Moura Campos
José Francisco de Moura Campos (PSD), subiu na tribuna do Legislativo para falar sobre uma reunião realizada juntamente com a Rodovias do Tietê, sobre o trevo do Bidico e projetos para a obra no trecho. O vereador também falou sobre o pedido de uma passarela de nível, ligando o bairro Pedro Pinto à Vila Zalla. Francisco também citou a ponte do bairro Bueninho. O vereador também citou sobre a soltura dos mil alevinos no lago do bairro Pedro Zanella e 25 ipês plantados no bairro Colinas. Ele falou sobre sua cobrança de um corte de árvore na praça 1° de Maio que até o momento não foi atendido e também sobre um buraco que não foi tampado na Rua Manoel Alves Lima. Solicitou um ofício para a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, sobre a atenção no trânsito do município. Para finalizar, José Francisco parabenizou o trabalho realizado para as pessoas em situação de rua e também sobre o mau cheiro na cidade, notificando a SETESB, Vigilância Sanitária e Defensoria Agrícola.
Márcio José Garpelli, vereador pelo MDB, começou a sua fala dizendo sobre o trânsito de Laranjal Paulista e sobre a circulação de veículos, com sugestões viárias. Márcio também falou sobre o trabalho dos professores de desenvolvimento infantil que não vem tendo a atenção do executivo em relação ao piso nacional dos professores estabelecido pelo Governo Federal. O vereador citou a sua participação em São Paulo nesta segunda-feira (28), acompanhado do prefeito municipal, para a assinatura do programa “Renova Frota”. Além de uma retroescavadeira, foi liberado para Laranjal Paulista um caminhão pipa, duas vans de saúde, duas ambulâncias e um trator com implementos. Garpelli agradeceu o secretário do estado, Itamar Borges, governador João Doria e vice-governador Rodrigo Garcia, além do prefeito Alcides e deputados que trabalharam para essas conquistas no município. Para finalizar, o vereador solicitou ao executivo por meio de ofício, uma manutenção na estrada do bairro Pará e também um ofício para repor um banco quebrado na praça do Distrito de Maristela, além de lixeiras instaladas para uma remoção.
O vereador Nilso Ventris (PSD), usou a tribuna para a palavra livre onde falou sobre a situação da ponte do bairro Bueninho.
Ricardo Tadeu Granzotto (CIDADANIA), começou sua palavra livre falando do aumento no piso dos professores de Laranjal Paulista e também de uma correção inflacionária dos secretários, prefeitos e vice. Granzotto também citou os ônibus que estão tendo problemas mecânicos na estrada do bairro Pará, após ser procurado por pais de alunos. O vereador também pediu para encaminhar um ofício ao executivo, para saber se os ônibus que estão trabalhando nas estradas rurais são novos, além das estradas serem melhores para o tráfego destes veículos escolares.
O presidente da Câmara, Antônio Valdecir Berto Filho (CIDADANIA), começou sua palavra livre falando sobre o esterco aviario que deixou um mau cheiro em Laranjal Paulista e das reclamações feitas pelos munícipes. Valdecir também comentou sobre a Rua Duque de Caxias, para uma possível instalação de lombada. Berto falou sobre a necessidade da manutenção e limpeza das vicinais João Hermano Pessin e Giovani Costa. O vereador também falou sobre a ponte do bairro Bueninho. Para finalizar, ele citou uma caçamba cheia de lixos, localizada próximo ao pesqueiro Luvisotto e também sobre a primeira infância.
Claudia Regina Martins Correia Alves
Claudia Regina Martins Correia Alves (PSDB), usou a palavra livre na noite desta segunda-feira (28), para falar de um artigo do regimento interno da Câmara Municipal, sobre o uso da palavra livre para os munícipes. Claudia falou sobre duas indicações feitas, sendo uma para o transporte do bairro Boa Vista e Abóboras e também para os mesmos bairros, uma possibilidade da coleta de lixo semanal. A vereadora citou as visitas feitas em creches e escolas municipais, com um relatório comparativo.
O vereador Flávio Antônio Portella (PSD), começou a sua fala falando sobre as manutenções que estão sendo executadas nas estradas que ligam os municípios de Laranjal Paulista e Piracicaba ao Distrito de Laras. Ele agradeceu a secretaria de Serviços Públicos Municipais pelas melhorias, além da solicitação de um pedregulhamento na estrada que liga o bairro Vianas, que contém aproximadamente 30 residências na localidade. O vereador citou a estrada do bairro Pará e uma manutenção para a ponte que liga Laranjal Paulista e Conchas. Flávio também falou da manutenção das grades e bancos na praça do Mirante Municipal. Portella também falou da manutenção dos aparelhos de ginástica e brinquedos do Largo São Sebastião no Distrito de Laras, além da recolocação de bancos na parte de cima da praça. Para finalizar, o vereador citou a manutenção do abrigo dos balseiros da balsa que funciona 24 horas no distrito e parabenizou o secretário de Obras Mateus Ventris, pelos trabalhos realizados na pasta.
Os vereadores Kant Alves Lima Junior (CIDADANIA), Marcos Eduardo de Mello (PP) e Sueli Aparecida da Costa (PSB) não usaram a tribuna para a palavra livre.