A cidade de Conchas (SP) confirmou, nesta quarta-feira (19), a primeira morte causada pela dengue em 2025. A vítima é um homem de 60 anos, que apresentava comorbidades. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ele chegou a buscar atendimento médico, realizou o teste que confirmou a infecção, mas não retornou para acompanhamento.
A morte aconteceu no dia 27 de janeiro, e a confirmação oficial de que foi decorrente da dengue foi feita nesta quarta-feira (19), conforme informou a Secretaria.
Surto preocupa autoridades
O município enfrenta um aumento alarmante de casos da doença. Segundo dados do painel de arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde, até o momento, mais de 1,3 mil casos foram confirmados. Conchas concentra 54% das infecções registradas na região de Itapetininga, e pelo menos sete óbitos estão sob investigação.
Na última sexta-feira (14), o número de casos ultrapassou a marca de mil confirmações, o que equivale a 6,61% da população local. As estatísticas apontam que 54% dos infectados são mulheres, enquanto a faixa etária mais atingida, entre homens e mulheres, está entre 20 e 34 anos, representando 26% dos registros.
Diante da crise, a Prefeitura decretou situação de emergência no dia 3 de fevereiro, permitindo a adoção de medidas urgentes, como aquisição de insumos e materiais de combate ao mosquito transmissor, além da contratação de serviços emergenciais.
De acordo com o painel estadual de arboviroses, os sorotipos predominantes na cidade são DENV-2 e DENV-3, sendo este último conhecido por seu potencial mais agressivo e risco de formas graves da doença, segundo o Ministério da Saúde.
Por ter uma população inferior a 100 mil habitantes, Conchas ainda não recebeu doses da vacina QDenga, distribuída pelo Ministério da Saúde para públicos-alvo selecionados.