A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um alerta para a ocorrência de chuvas intensas e ventos fortes entre sexta-feira (18) e domingo (20) devido à chegada de uma frente fria. As chuvas poderão ser acompanhadas por raios, ventos que podem ultrapassar os 60 km/h e, em algumas áreas, queda de granizo. O volume de precipitação previsto para o fim de semana pode atingir até 200 milímetros em várias regiões do Estado.
“É fundamental que a população esteja atenta às orientações e perceba os riscos associados às tempestades e aos ventos fortes. Evitem áreas abertas, encostas e fiquem atentos a possíveis quedas de árvores. Busquem sempre abrigos seguros”, alertou o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.
Previsão de chuvas
A previsão indica pancadas de chuva intensa e possibilidade de temporais com raios e ventos fortes em diversas regiões do estado, sendo a região de Sorocaba uma das mais afetadas, com acumulado de até 200 mm. Veja a estimativa de chuvas para outras áreas:
- Sorocaba, Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Serra da Mantiqueira: 200 mm
- Litoral Norte: 150 mm
- Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm
- Região Metropolitana: 95 mm
- Presidente Prudente: 90 mm
- Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm
Cuidados durante o temporal
A Defesa Civil recomenda evitar locais abertos, como praias e campos de futebol, além de manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes e caixas d’água. Em momentos de tempestade, é importante se afastar de equipamentos conectados à rede elétrica, como geladeiras e televisores, e evitar banhos durante a chuva.
Com ventos fortes, deve-se tomar cuidado com a queda de árvores, postes e fiação elétrica, além de evitar transitar em áreas alagadas ou atravessar enxurradas.
Se você mora em áreas de encosta, fique atento a sinais de movimentação de solo, como rachaduras em paredes, árvores inclinadas ou água barrenta. Caso um fio elétrico caia sobre seu veículo, permaneça dentro do carro e chame os serviços de emergência.