Retrospectiva 2021: confira as principais notícias de abril, maio e junho

Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
Email
Inauguração

ABRIL

Falecimento do ator João Acaiabe, vítima da covid-19

O mês de abril de 2021 foi marcado por grandes perdas no país. O ator João Acaiabe, o Tio Barnabé do “Sítio do Picapau Amarelo”, morreu em São Paulo no dia 31 de março, aos 76 anos, vítima da Covid-19. No dia seguinte, 1º de abril, o LP Informativo publicou uma entrevista gravada com o ator em 2018, como forma de homenagem. O artista testou positivo no dia 15 de março de 2021. Na data, a capital paulista começava a vacinar os idosos da faixa etária, e, na véspera o ator chegou a comemorar nas redes sociais a iminência da imunização. O quadro de saúde piorou, e Acaiabe foi internado no Hospital Sancta Maggiore, na Mooca, no dia 21 de março. O ator foi intubado na manhã do dia 31 e morreu após sofrer duas paradas cardíacas.

Ator João Acaiabe – Foto: Redes sociais/Divulgação

Falecimento do cantor Aguinaldo Timóteo, vítima da covid-19

O cantor Agnaldo Timóteo não resistiu às complicações decorrentes da covid-19 e também foi vítima da doença. Ele faleceu no dia 3 de abril, no Rio de Janeiro, aos 84 anos. Agnaldo estava internado desde o dia 17 de março de 2021 na UTI do Hospital Casa São Bernardo, na Zona Oeste do Rio. O cantor iniciou a carreira na década de 1960 e se consolidou com canções românticas. Na política, teve mandatos como deputado federal e vereador em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Cantor Aguinaldo Timóteo – Foto: Redes sociais/Divulgação

Prefeito de Laranjal Paulista retomou as atividades após recuperação da covid-19

Após recuperação domiciliar, o prefeito de Laranjal Paulista (SP), Alcides de Moura Campos Júnior (PSD), retomou no dia 5 de abril, aos trabalhos no gabinete da prefeitura municipal. Porém, devido ao processo de fortalecimento imunológico pós-COVID, houve uma redução nos atendimentos da sua agenda, onde focou nas diárias atividades administrativas. O prefeito teve alta no dia 16 de março e desde então seguiu trabalhando em home office e cuidando de sua recuperação. Foram 10 dias hospitalizado.

Emocionado, Dr. Alcides agradeceu a todos pela grande corrente de oração – Foto: Prefeitura Municipal/Divulgação

Falecimento do Príncipe Philip, aos 99 anos

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morreu aos 99 anos de idade. O anúncio foi feito pelo Palácio de Buckingham, no dia 9 de abril de 2021. Ele iria completar 100 anos em junho deste ano. Em fevereiro, ele passou mal e foi internado como “medida de precaução”. No entanto, ele foi transferido de hospital e passou por uma cirurgia cardíaca. Ele recebeu alta depois de um mês.

Príncipe Philip – Foto: Internet/Divulgação

Falecimento do presidente do PRTB, Levy Fidelix, vítima da covid-19

O político José Levy Fidelix da Cruz, mais conhecido apenas como Levy Fidelix, morreu no dia 23 de abril, aos 69 anos de idade. Ele estava internado desde março em um hospital particular de São Paulo e morreu por complicações da covid-19. O óbito foi confirmado às 20 horas do mesmo dia.  Fidelix deixou sua mulher, Aldinea Rodrigues Cruz, e uma filha, Lívia Fidelix, que tentou se eleger deputada nas eleições de 2018.

O político José Levy Fidelix da Cruz, mais conhecido como Levy Fidelix – Foto: Internet/Divulgação

MAIO

Vaso que atrapalhava a visibilidade do trânsito foi removido em Laranjal Paulista

No dia 4 de maio de 2021, o vaso que foi alvo de reclamações neste ano, foi retirado do seu local, no Largo São João. Além de atrapalhar a visão dos motoristas, o vaso que estava dentro da ilha também quase causou vários acidentes. Por mais bem arranjado que seja, o objeto estava causando problemas há um bom tempo. O vaso com a flor ficava localizado entre as ruas Conselheiro Antonio Prado e Barão do Rio Branco, no centro da cidade, em Laranjal Paulista.

Vaso sendo removido no centro de Laranjal Paulista (SP) – Foto: Edson Júnior/LP Informativo

Falecimento do ator Paulo Gustavo, aos 42 anos, vítima da covid-19

O ator e humorista Paulo Gustavo morreu no Rio de Janeiro no dia 4 de maio, aos 42 anos, após complicações causadas pela covid-19. O criador de Dona Hermínia — e de outros personagens inesquecíveis — estava internado desde 13 de março no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul. A piora no quadro de saúde do ator aconteceu no dia 2. Paulo Gustavo vinha apresentando melhoras significativas, chegou a ter redução de sedativos e bloqueadores e interagir com médicos e também com o marido, Thales Bretas. À noite, no entanto, sofreu uma embolia pulmonar. Às 21h12, foi constatada a morte de Paulo Gustavo.

Ator Paulo Gustavo – Foto: Redes sociais/Divulgação

Governador João Doria tomou a 1ª dose da vacina contra a covid-19

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19 no dia 7 de maio. Acompanhado da esposa, Bia Doria, o tucano compareceu a um posto de saúde no bairro de Pinheiros, Zona Oeste da capital. Doria, que até então tinha 63 anos de idade, tomou a CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Quem aplicou o imunizante no governador foi a enfermeira do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Mônica Calazans, que ganhou destaque ao se tornar a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 no Brasil.

João Doria recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 – Foto: CNN Brasil/Divulgação

Falecimento do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, aos 41 anos vítima de câncer

No dia 16 de maio, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), morreu aos 41 anos, em São Paulo. Desde 2019, ele lutava contra um câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado. Deixou o filho Tomás, de 15 anos. Covas estava internado no Hospital Sírio-Libanês, no Centro da capital paulista, desde 2 de maio, quando se licenciou da prefeitura. No dia 14 de maio, ele teve uma piora no quadro de saúde e a equipe médica informou que seu quadro havia se tornado irreversível.

Bruno Covas, em foto de 19 de novembro de 2020. — Foto: Valéria Gonçalvez/Estadão Conteúdo/Arquivo

Falecimento do MC Kevin

O funkeiro Kevin Nascimento Bueno, de 23 anos, conhecido como MC Kevin, morreu no dia 16 de março, depois de cair do 5º andar de um hotel na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que MC Kevin caiu do 11º andar. Depois, a informação foi corrigida. Segundo a Polícia Militar, o artista estava hospedado no 11º andar, mas a queda ocorreu do 5º andar. MC Kevin foi levado pelos bombeiros em estado muito grave ao Hospital Miguel Couto, na Gávea, na Zona Sul, mas não resistiu.

MC Kevin – Foto: Internet/Divulgação

JUNHO

Falecimento do ex-prefeito de Laranjal Paulista, Vicente Di Santi

O mês de junho também foi marcado por grandes perdas. Faleceu em Laranjal Paulista (SP) no dia 2 de junho de 2021, o sr. Vicenti Di Santi, aos 83 anos. Ele foi o 37º prefeito que governou o município nos períodos de 01/01/1989 à 31/12/1992. Na foto abaixo, uma homenagem publicada pelo LP Informativo, na época do falecimento.

Homenagem do LP Informativo – Foto: Vicente Di Santi

O Dentran-SP fechou uma empresa clandestina de emplacamento veicular em Laranjal Paulista

No dia 1º de junho de 2021, o Detran-SP autuou uma empresa da cidade de Laranjal Paulista (SP) por suspeita de emplacar veículos ilegalmente, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo. Os suspeitos estão respondendo criminalmente por “inserção de dados falsos em sistema de informações”. Ainda de acordo com o Detran-SP, a empresa possuía uma estampadora de placas que era utilizada sem o conhecimento do órgão. Ainda foram vistos no local lacres inteiros (que devem ser retirados e inutilizados conforme determinação da legislação federal) e pedaços de placas veiculares antigas. A entidade também informou que foram identificados indícios da participação de uma empresa credenciada junto ao Departamento de Trânsito, apta a realizar o serviço em outra cidade. Um processo administrativo foi instaurado, e se comprovada a colaboração do estabelecimento credenciado, ele poderá ser cassado.

Placas apreendidas – Foto: Detran-SP/Divulgação

Cinco pessoas foram presas suspeitas de aplicar um golpe de R$ 144,7 mil em um idoso de Laranjal Paulista (SP)

O golpe foi praticado por meio de um aplicativo de mensagens. Três homens investigados por emprestar as contas bancárias para as transferências já tinham sido detidos antes. O grupo usou um novo chip, colocou uma foto da filha da vítima, se passou por ela e pediu os valores. Os detidos na época foram quatro homens e uma mulher. Os cumprimentos dos mandados de prisão temporária ocorreram entre 26 e 28 de junho. Os suspeitos foram localizados no Setor Residencial Rio Araguaia, em Senador Canedo, e em Goiânia, nos setores Santa Genoveva II e Estrela Dalva. Segundo o delegado Olemar Santiago, a polícia chegou até os criminosos depois que o idoso, que mora em Laranjal Paulista, denunciou ter feito as transferências. O delegado explicou que os detidos nesta fase da operação ficavam encarregados de encontrar pessoas interessadas em alugar ou vender suas contas bancárias para receber o dinheiro dos golpes.

Foto: Divulgação/Polícia Civil de Goiás

Lira São João presente em mais uma alvorada festiva em honra ao padroeiro São João Batista

Dia 24 de junho, feriado municipal do padroeiro de Laranjal Paulista (SP), São João Batista. Na data, às 5h da manhã, a Corporação Musical Lira São João já estava presente na tradicional alvorada festiva, em honra ao padroeiro. A Lira São João é um dos mais importantes grupos musicais do município e que há 101 anos de existência, traz muita alegria e harmonia. Atualmente conta sob a regência do maestro Hélio Barbieri. O padre Athila José Tintino, pároco da igreja matriz, também esteve participando da alvorada festiva por mais um ano.

Lira São João – Foto: Edson Júnior/LP Informativo

Lázaro Barbosa, procurado há 20 dias, foi morto após confronto com a polícia de Goiás

Após 20 dias de uma megaoperação que contou com mais de 270 policiais, Lázaro Barbosa, de 32 anos, foi morto após ser baleado no dia 28 de junho, em Goiás. Condenado por assassinatos e estupros, o fugitivo da Justiça era procurado por uma série de crimes na Bahia, no Distrito Federal e em Goiás. Com conhecimento de mata, Lázaro conseguia se disfarçar em vegetações e fugia por rios para não deixar rastros. As buscas por Lázaro começaram após a morte de quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, no Distrito Federal, em 9 de junho. Dias depois, Lázaro foi acusado de outra morte: um caseiro de uma fazenda no distrito de Girassol, em Goiás. Um acontecimento que ficou marcado no país neste ano de 2021.

Lázaro Barbosa – Foto: Internet/Divulgação

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
Email

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais do LP Informativo