O ano de 2021 foi pra lá de diferente, isso porque no mês de setembro, Diana Fernnandes de 25 anos, uma adolescente moradora de Laranjal Paulista (SP), começou a trabalhar voluntariamente como cosplay pelas ruas da cidade. A arte que se espalhou pelo mundo e que nada mais é do que se identificar com um personagem e o reproduzir, visualmente, nos trejeitos e no modo de agir, criou o “Nairobi” projeto que trouxe uma “fórmula mágica” para transformar o dia a dia das crianças. A voluntária escolheu os personagens favoritos da criançada e arranca sorrisos por onde passa.
“Surgiu do meu amor por personagens e fantasias. Depois de anos pensando nas coisas que eu gostaria de fazer, me fantasiar e sair nas ruas era uma delas. Comprei as fantasias (Nairobi la casa de papel e Spiderman Tobey Maguire) como uma brincadeira mesmo, e comecei a sair nas ruas de Laranjal Paulista, mesmo sendo muito tímida e com medo de tudo. Saí sem revelar minha identidade, algumas vezes, até me acostumar com tudo”, conta Diana.
Segundo Diana, o trabalho voluntário tem sido incrível, o que se tornou algo do seu dia a dia. Atualmente ela trabalha sozinha, e sempre acompanhada por uma caixa de som.
“Todo show que eu faço, eu recebo um feedback legal das pessoas, sorrisos, abraços, elogios, recebo muito carinho, gritam meu nome, além das buzinadas de carros, motos e ônibus. O brasileiro é um público caloroso e eu amo. O intuito do projeto é levar alegria e amor para as pessoas“, contou.
A cosplay explica ainda que desde que descobriu a sua vocação, trabalha duro em eventos gratuitos e em shows nas cidades vizinhas, como por exemplo Tietê, Cerquilho, Jumirim e Piracicaba. “Nos meus shows temos danças, brincadeiras, atuação, fotos e vídeos com o público”.
Para divulgar o projeto e atrair pessoas para o conhecimento, Diana tem usado suas redes sociais. Além disso, agora, também já se dispõem em trabalhar em eventos pagos, para poder manter os custos do projeto e se sustentar, já que atualmente só se dedica o tempo para isso.
“O projeto Nairobi tem ganhado destaque na região, com isso, comerciantes das cidades têm se interessado em conhecê-lo e a fazer parcerias, oque tem me ajudado muito. Espero crescer com esse trabalho e alcançar mais pessoas, e quem sabe um dia, ter uma equipe para fazer shows maiores, com cenários, etc”, finaliza Diana Fernnandes.
Instagram: @diana_fernnandes/@projeto_nairobi